Função
e curva de demanda
Depois de compreendermos a teoria do
valor-utilidade, o entendimento do comportamento do consumidor, em particular,
e da demanda, no geral, impõe-se como uma tarefa prioritária. Como é a
utilidade marginal de uma mercadoria que define seu preço e são as preferência
e necessidades dos consumidores que definem a utilidade marginal de uma
mercadoria, a análise da demanda dos consumidores e dos elementos que a
configuram são uma das pedras angulares da ciência econômica.
Através da intuição e da observação empírica, os
economistas neoclássicos indicaram que a demanda dos consumidores responde a
uma série de variáveis. Mais obviamente, o preço de determinada mercadoria é
fundamental, bem como os preços de bens substitutos, de bens complementares e a
renda do consumidor. Como demandantes, nas suas decisões de consumo, pesam
continuamente preços e utilidades, na prática o preço de todos os bens tem
impacto na decisão de consumo de uma mercadoria específica. Não menos importante são as preferências dos
consumidores, que se transformam ao longo do tempo.
Matematicamente, ao gosto dos economistas
neoclássicos, poderíamos definir a quantidade demandada de uma mercadoria (Qd)
como uma função de seu preço (P), dos preços de outras mercadorias (P1, P2...
Pn), da renda (R) e dos gostos e preferências dos consumidores (G). Assim,
temos que
Qd = F (P,
P1, P2..., Pn, R, G)
Mas como cada variável afeta a quantidade demandada?
Aqui temos um problema para cuja solução os economistas desenvolveram um
artifício: a hipótese ceteris paribus. Com o objetivo de avaliar o impacto da
variação de apenas um item na quantidade demandada, supõe-se que todas as
outras variáveis permaneçam constantes. Assim, supondo que permanecem
constantes os preços de todas as outras mercadorias, a renda e as preferências
dos consumidores, podemos avaliar o impacto das mudanças do preço na demanda
pela mercadoria. Temos, então, uma curva negativamente inclinada.
Ceteris
paribus
Ceteris Paribus é uma expressão em Latim que
significa tudo o mais constante. Quando estamos estudando o comportamento do
consumidor diante de diferentes preços assumimos que nada mudou, tudo continua
o mesmo: a renda do consumidor, a qualidade do produto, a utilidade do produto.
Fazemos isso, pois somente desta forma teremos a real dimensão da quantidade
demandada diante de diferentes preços.
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