A sensibilidade que a demanda de cada produto tem em
relação ao seu preço ou à renda do consumidor é chamada de elasticidade. O
conceito de elasticidade é uma informação bastante útil tanto para as empresas
se posicionarem quanto aos aumentos/reduções de seus preços, quanto para a
administração pública.
A
elasticidade-preço da oferta é útil para verificar o quão sensível o
fornecimento de um bem apresenta-se diante de uma mudança de preço: quanto
maior a elasticidade-preço, os produtores e vendedores mais sensíveis estão às
mudanças de preço. Um cenário de elasticidade-preço elevado sugere que quando o
preço de um determinado bem sobe, os vendedores irão fornecer uma quantidade
bem menor do bem que produzem; quando o preço do mesmo bem cai, os vendedores
passarão a ofertar quantidades bastantes superiores do mesmo bem. Se a
elasticidade-preço for muito baixa, a situação será exatamente oposta, ou seja,
que as mudanças nos preços exercem pouca influência sobre a oferta.
Existem 3 maneiras das variáveis serem apresentadas de acordo com seu
comportamento, sendo elas:
1 - oferta unitária - a elasticidade-preço da oferta
unitária (igual a 1) quando a uma variação de 1% no preço, corresponde a uma
variação de 1% na quantidade oferecida.
2 - oferta rígida - ocorre oferta rígida quando a
uma variação de 1% no preço corresponde uma variação inferior a 1% na
quantidade oferecida.
3 - oferta elástica - verifica-se uma situação de
oferta elástica quando a uma variação de 1% no preço correspondente a uma
variação superior a 1% na quantidade oferecida.
Simplificando, isso significa que, respectivamente:
1 - EPO = 1, ou seja, é unitária
2 - EPO < 1, ou seja, é
rígida ou inelástica
3 - EPO > 1, ou seja, é
elástica
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