domingo, 28 de setembro de 2014

Verdadeira Desigualdade

 Segundo estudo realizado pelos pesquisadores Fabio Avila Castro, Marcelo Medeiros e Pedro H. G. F. Souza, mostra que a desigualdade no brasil não esta diminuindo como mostrou pesquisa realizada pelo PNAD.
Para os  pesquisadores a desigualdade pode ser maior do que a divulgada, pela pesquisa , isso porque os dados coletados do PNAD são de informações obtidas através dos  moradores, fazendo com que estas informações sejam facilmente manipulável.
O estudo  realizado pelos pesquisadores é baseado em  dados do Imposto de renda, tendo base no livro do pesquisador Frances Thomas Piketty, O Capital do Século XXI, que usou os mesmos dados para escrever sobre a desigualdade.
Para os pesquisadores se o Brasil esta crescendo todas as classes  estão crescendo,o rico  em ritmo muito maior que o crescimento das classes inferiores, aumentando também  o abismo entre as classes, contrariando a recente pesquisa realizada pelo PNAD.
Segundo os dados do IR a parte da população que possui 0,1 % da riqueza total do país cresceu 11%, a parte que possui 1% da riqueza cresceu 25% e a parcela que possui 5%  da riqueza cresceu 44%, bem diferente dos dados do PNAD que apontou um crescimento de 0,1 % mais rico cresceu 4%, a parte de 1% mais rico cresceu 14% e a parcela de 5% mais rica cresceu 35%.
Firmando a tese de que o rico esta cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre.

-Texto Nosso com trechos da VEJA

Fontes: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/desigualdade-no-brasil-e-maior-do-que-mostra-a-pnad
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/desigualdade-no-brasil-pode-nao-estar-caindo-diz-estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário