terça-feira, 26 de agosto de 2014

Poder de Compra

Poder de Compra

O poder de compra é uma definição simples porém muito importante no mundo econômico. Ter poder de compra é basicamente poder comprar, neste sentido tem maior poder de compra aquele que pode comprar mais - aquele que dispõe de uma quantidade maior de recursos financeiros. Entretanto, para a Economia, mais importante que comparar o poder de compra de diferentes indivíduos é comparar o poder de compra de um mesmo indivíduo (ou grupo) através dos tempos, de forma a saber se este poder de compra está crescendo ou diminuindo.


Existem diversos fatores que podem fazer subir o poder de compra de um determinado grupo: diminuição da carga tributária sobre os bens e produtos, diminuição dos tributos sobre o salário, aumento do salário do consumidor, diminuição dos preços por ofertas ou promoções etc. Bem como o poder de compra pode subir, pode também este poder decrescer, por diversos fatores como: aumento dos tributos e encargos sobre os produtos, inflação da moeda, arrocho salarial, diminuição salarial etc.


O poder de compra é um conceito tão importante que ele se sobrepõe a outros conceitos que podem até ser mais comentados na mídia, como aumento do salário. Um aumento de 10% nos salários de nada vale se a inflação for também de 10%, é o que chamamos de arrocho salarial - um salário que acompanha de forma muito apertada a inflação (sem acréscimo real do poder de compra). Então na próxima vez que falarem na mídia sobre aumento do salário, devemos realmente nos perguntar: e o aumento no poder de compra?

-Texto nosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário