quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Estudantes de 1ª Fase Desenvolvem Blog

Estudantes de 1ª Fase Desenvolvem Blog

Os professores Wagner e João Pedro, da disciplina de Introdução à Economia, propuseram a nós, estudantes de Ciências Econômicas da UFSC, o desenvolvimento de um blog direcionado, didaticamente, para a comunidade e em específico às pessoas que têm interesse em ingressar no curso futuramente.
Seguiremos a proposta, a qual falaremos principalmente sobre temas econômicos atuais e problemáticas econômicas, dando algumas dicas de livros, filmes e artigos de diferentes pensadores e economistas. Comentaremos também sobre a base que temos sobre a vida universitária em Economia, dando dicas para os futuros universitários e assim, aplicando os aprendizados das aulas teóricas desenvolvendo colunas semanais sobre os mais variados temas para o blog Economia Nua.
Na foto estão os alunos da primeira fase do curso de Ciências Econômicas da UFSC, desenvolvendo cada grupo o seu blog, um projeto proposto no plano de ensino da matéria de Introdução à Economia.
-Texto Nosso

terça-feira, 26 de agosto de 2014

O Diagrama de Nolan - Saiba Sua Posição Política

O Diagrama de Nolan - Saiba Sua Posição Política



Em clima de eleições e de muita discussão política, nós, da Economia, muitas vezes ficamos receosos na hora de participar de uma discussão de tal ramo. O Diagrama de Nolan esclarece de uma vez por todas que a Economia é sim um grande eixo da política em si, formando juntamente com as questões civis a posição política de um indivíduo. Formado por 10 perguntas - 5 econômicas e 5 da área civil. Uma vez respondidas todas as perguntas e estabelecida finalmente sua posição política, o Diagrama de Nolan recomenda leituras e pensadores que influenciaram o posicionamento político no qual você se encontra. Para acessa-lo basta clicar no link a seguir:


A Cultura Econômica desta semana é a ferramenta Diagrama de Nolan
Para saber mais: "David Fraser Nolan foi um cientista político formado pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT). Ao longo de sua vida, Nolan se envolveu com a causa libertária nos EUA, participando de grupos políticos como o "Young Americans for Freedom", que foi fundado em 1960. Durante endurecimento do intervencionismo econômico do governo de Richard Nixon, Nolan organizou e agregou grupos de libertários em torno da causa, fundando, em 1971, o Partido Libertário Americano (Libertarian Party)." Excerto do site Diagrama de Nolan.

-Texto Nosso

EUA 11 x 1 Brasil

EUA 11 x 1 Brasil


Passado o terror do 7x1 da Copa do Mundo o brasileiro degladia-se dia após dia com uma derrota muito mais devastadora, e que acontece todos os dias - a problemática econômica. Impostos, burocracia, dificuldades e regulamentações estatais fazem parte deste caldeirão que deixa mais salgado os nossos preços. Muitas vezes pode ser difícil entender quão mal estamos em questões de poder de compra, e por isso é bom quantificar graficamente para que entendamos melhor a problemática atual. Neste sentido, o blog Economia Nua traz a vocês um recente levantamento mostrando que, em média, o brasileiro tem de trabalhar 11 vezes a mais que um americano para comprar o último lançamento do Honda Civic.
A definição de poder de compra - assunto tratado na publicação anterior do Blog - é essencial à compreensão destes gráficos. O que os dados mostram é basicamente que o poder de compra do americano está 1100% maior que o poder de compra brasileiro, quando analisado o novo lançamento do Honda Civic.

Trazida pelo colunista da VEJA André Fuentes, a matéria chocou os leitores e ganhou grande repercussão na internet.
-Texto Nosso



Poder de Compra

Poder de Compra

O poder de compra é uma definição simples porém muito importante no mundo econômico. Ter poder de compra é basicamente poder comprar, neste sentido tem maior poder de compra aquele que pode comprar mais - aquele que dispõe de uma quantidade maior de recursos financeiros. Entretanto, para a Economia, mais importante que comparar o poder de compra de diferentes indivíduos é comparar o poder de compra de um mesmo indivíduo (ou grupo) através dos tempos, de forma a saber se este poder de compra está crescendo ou diminuindo.


Existem diversos fatores que podem fazer subir o poder de compra de um determinado grupo: diminuição da carga tributária sobre os bens e produtos, diminuição dos tributos sobre o salário, aumento do salário do consumidor, diminuição dos preços por ofertas ou promoções etc. Bem como o poder de compra pode subir, pode também este poder decrescer, por diversos fatores como: aumento dos tributos e encargos sobre os produtos, inflação da moeda, arrocho salarial, diminuição salarial etc.


O poder de compra é um conceito tão importante que ele se sobrepõe a outros conceitos que podem até ser mais comentados na mídia, como aumento do salário. Um aumento de 10% nos salários de nada vale se a inflação for também de 10%, é o que chamamos de arrocho salarial - um salário que acompanha de forma muito apertada a inflação (sem acréscimo real do poder de compra). Então na próxima vez que falarem na mídia sobre aumento do salário, devemos realmente nos perguntar: e o aumento no poder de compra?

-Texto nosso